Russel P. Shedd em um de seus artigos afirmou que todos nós que tentamos pregar a Palavra queremos que a Palavra alcance o coração e não apenas a mente dos ouvintes. Nosso objetivo como a pregação é levar as pessoas a se comprometer com Deus. Por isso, é necessário que a Palavra seja realmente enraizada em Deus, que haja uma sintonia entre o coração do pregador e o coração de Deus.
Ele afirma que Charles Meisner uma vez tentou explicar por quê Albert Einstein não gostava de ouvir pregações. Não é porque ele [A. Einstein] não tinha assim um grande respeito ao Senhor, criador do Universo. Mas, ele achava que quando ele ouvia pregadores, que eles blasfemavam.
A razão segundo Meisner, é que ele [A. Einstein] pensava que aqueles pregadores não tinham um respeito necessário pelo Deus do Universo. Não tinham reconhecido a majestade e grandeza de um Deus tão poderoso como um Deus que criou trilhões e trilhões de estrelas e que fez o mundo tão maravilhoso como o nosso.
Pregar do coração para o coração é o essencial, segundo William Pen, aquele que deu o seu nome ao Estado de Pensilvânia.
Aquilo que não sai de uma consciência viva não alcança a consciência daquele que está ouvindo. Assim, a pregação precisa ser mais de coração do que de cabeça.
Alias, eu tenho aqui uma citação do Robert Murrey M´Cheyne: “Não são grande talentos que Deus se empenha em abençoar, mas a grande semelhança a Jesus. Um pregador santo é uma arma terrível na mão de Deus.”
Alias, Robert Murrey M´Cheyne, que lá na terra da Escócia foi tão usado por Deus, confessou que numa manhã ele tinha dado mais atenção à sua cabeça que ao seu coração, e disse que até frequentemente esse foi seu problema. Ele disse “que Deus o perdoe e que ele possa realmente concentrar em colocar o seu coração em sintonia e harmonia com Deus. Engrandece Oh! Deus o meu coração para que eu possa pregar a tua Palavra.”
O sermão que não tem coração, mas tem mais cabeça, muitas vezes pode impressionar a cabeça dos ouvintes, mas realmente não comove o próprio coração [do ouvinte].
Então, para pregar eficazmente, meu caro pregador, prepare seu coração, de joelhos, orando sobre cada palavra, sobre cada frase, colocando o seu coração diante do Senhor para que o Espirito Santo encha a sua vida e com certeza sua pregação será muito eficaz.
Lembre: Mente fala a mente, mas coração fala ao coração!
2 comentários em “O segredo da pregação eficaz?”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Mente fala a mente, mas coração fala ao coração;
Poderoso demais isto;
Com certeza, a comunicação entre as mentes e os corações é algo poderoso. Enquanto as palavras podem transmitir pensamentos e ideias, é o coração que tem o poder de expressar emoções genuínas e criar conexões profundas. Quando conseguimos estabelecer uma comunicação autêntica, tanto intelectual quanto emocional, podemos alcançar uma compreensão mais profunda e significativa entre as pessoas. É uma experiência poderosa e transformadora.