Definição de termos
Conheça as três irmãs amigas do pregador: Hermenêutica, Exegese e Homilética.
- a) Hermenêutica
Em uma alusão ao deus Hermes, um mensageiro dos deuses do Olimpo, é a arte de interpretar um texto. Podemos também considerá-la como ciência, porque possui leis, princípios e regras que são aplicados no trabalho de interpretação de um texto.
- É a interpretação de um texto dentro de seu contexto.
- É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.
- b) Exegese
Palavra originada do grego que significa “trazer para fora”, ou seja, fazer conhecido algo que está, à primeira vista, oculto num texto. Eixegese, porém, é o oposto, pois é buscar manipular um texto para harmonizá-lo com um contexto atual; é daí que vêm as seitas.
O Dicionário Teológico diz que Exegese vem do grego ek + egnomai = ek + egéomai, e tem o sentido de pensar, interpretar, “arrancar para fora do texto”. É a prática da Hermenêutica sagrada que busca a real interpretação dos textos que formam o Antigo e o Novo Testamento. Vale-se, pois, do conhecimento das línguas originais (hebraico, aramaico e grego), da confron- tação dos diversos textos bíblicos e da aplicação das leis que regem a Hermenêutica.
Do ponto de vista etimológico, Exegese e Hermenêutica são sinônimos, são irmãs gêmeas. Mas, para fins didáticos, podemos dizer que a Hermenêutica nos dá as ferramentas (princípios, regras) para interpretação do texto, enquanto a Exegese é o trabalho de interpretar o texto.
- c) Homilética
É a arte de pregar sermões religiosos. A Homilética nos capacita tanto para PREPARAR O SERMÃO quanto para PREGAR A MENSAGEM que recebemos de Deus.
Uma vez que você se expõe às verdades espirituais, se dedica ao estudo da Palavra e treina o seu espírito para ouvir de Deus, deve anotar tudo o que Deus fala com você. A partir daí, o próximo passo é preparar essa mensagem para transmiti-la a seus ouvintes.